sexta-feira, 15 de maio de 2009

Aleluia: Páscoa 2009 na Lourinha de Baixo

A faixa perdida da Antologia de Música Regional Portuguesa de Michel Giacometti. O volume extraviado dos Arquivos Sonoros Portugueses. A página não editada do Cancioneiro Popular Português. A emissão não difundida do Povo que Canta...
Este registo audiovisual singular, que não pode ser encontrado nem no espólio do Museu da Música Portuguesa, nem no acervo do Museu Nacional de Etnologia, foi gravada na tarde do Domingo de Páscoa de 2009, na Lourinha de Baixo, uma aldeia da Freguesia da Marmeleira (Concelho de Mortágua).
O final da visita pascal na Lourinha de Baixo é sempre marcado pelo canto do "Aleluia" na capela da povoação. Por vezes, como é aqui o caso, o canto extravasa os muros do rito e transfigura-se numa expressão espontânea de alegria colectiva.
O cenário não só ajuda pela envolvência intimista do espaço, como pela materialização líquida da hospitalidade regada copo a copo pelo anfitrião. Nesta adega particular, o "Aleluia" é um hino a um final de tarde de boa disposição, comungado por convivas que partilham a amizade dos donos da casa.
Uma daquelas abençoadas pausas em que o mundo fica suspenso e a única coisa que interessa é regar dois dedos de conversa com um copo de tinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário